quarta-feira, 14 de julho de 2010

Pré-conhecimento no Arminianismo e no Calvinismo



Este texto é um e-mail enviado por mim, dia 06/05/2009, a um irmão que me perguntou o que é o pré-conhecimento de Deus na visão de um arminiano.

Você me perguntou sobre o que é pré-conhecimento para um arminiano. Na visão do arminiano, como Deus é onisciente e conhece todas as coisas, Ele também conhece o futuro e todas as decisões que suas criaturas irão tomar. Assim, Deus sabe quem irá escolhê-lo e quem irá rejeitá-lo, e Deus escolhe na eternidade aquelas pessoas que Ele já sabe que irão escolhê-lo. Ou seja, a eleição divina é baseada na escolha humana.

Para o calvinista Deus também é onisciente e conhece todas as coisas (Sl.139.1-6), inclusive o futuro (Is.46.9-10). No entanto, para o calvinista Deus não só conhece o futuro, é Ele próprio quem determina o futuro e todos os seus acontecimentos. Deus não sabe o futuro simplesmente porque Ele prevê o que irá acontecer, mas porque Ele mesmo planejou tudo o que acontece (Sl.139.16Dn.4.35At.2.234.28). Assim, Deus escolhe aqueles a quem Ele quer, por pura graça e misericórdia (Jo.15.16Ef.1.3-14), e aqueles a quem Ele escolheu na eternidade O escolherão no tempo (At.13.48). Ou seja, a eleição divina é baseada somente na vontade de Deus. Depende apenas de Deus, que exerce misericórdia (Rm.9.11-18).

A visão do arminiano é incorreta, porque se Deus escolhesse aqueles que Ele sabe que O escolherão, então ninguém seria escolhido, porque ninguém escolheria a Deus por conta própria (Jo.5.40). O homem foi de tal forma depravado pelo pecado que não tem a mínima vontade de servir a Deus (Rm.3.10-20). É Deus quem tem que tomar a iniciativa, escolhendo o pecador na eternidade e regenerando seu coração através do Espírito no tempo, para que o homem esteja disposto a escolhê-lo (At.16.14), arrependendo-se e crendo (At.11.18Fp.1.29).

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