sábado, 10 de julho de 2010

Deus é soberano sobre a mão de Satanás - John Piper



Celebremos o fato de que Deus é soberano sobre a mão de Satanás na perseguição

O apóstolo Pedro descreve o sofrimento dos cristãos do seguinte modo:

"O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como um leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo" (1Pe 5.8.9). Então, os sofrimentos de perseguição são como a boca de um leão satânico tentando consumir e destruir nos crentes a fé em Cristo.

Mas será que esses cristãos sofrem perseguição da boca de Satanás à parte da vontade soberana de Deus? Será que quando Satanás esmaga os cristãos nos dentes do seu próprio calvário particular Deus não governa esses dentes para o bem de seus preciosos filhos? Vejam a resposta de Pedro em lPedro 3.17: "Se for da vontade de Deus, é melhor que sofrais por praticardes o que é bom do que praticando o mal". Em outras palavras, se Deus quiser que soframos por fazer o bem, nós sofreremos. E se ele não quiser que soframos por fazer o bem, não sofreremos. O leão não tem a última palavra. A última palavra é de Deus.

Na noite em que Jesus foi preso, o poder satânico estava com força total (Lc 22.3,31). E naquela situação Jesus disse uma de suas palavras mais soberanas. Ele disse àqueles que o vieram prender na escuridão: "Saístes com espadas e porretes como para deter um salteador? Diariamente, estando eu convosco no templo, não pusestes as mãos sobre mim. Esta, porém, é a vossa hora e o poder das trevas" (Lc. 22.52,53). Os dentes do leão fecharam-se sobre mim nesta noite, não antes nem depois do que meu Pai planejou. "Ninguém a tira [minha vida] de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou" (Jo 10.18). Não se gabe sobre a mão que o fez, Satanás. Você tem uma hora. O que você tem de fazer, faça-o logo.

Deus é soberano sobre a mão de Satanás na perseguição.

Celebremos o fato de que Deus é soberano sobre o poder que Satanás tem de tirar a vida

A Bíblia não suaviza, nem minimiza o poder de Satanás de matar pessoas, inclusive cristãos. Jesus disse em João 8.44: "Vós sois do diabo, que é o vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio". João nos diz, na verdade, que ele realmente tira a vida de cristãos fiéis. Apocalipse 2.10 diz: "Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida".

Então Deus não é o Senhor da vida e da morte? Ele o é. Ninguém vive ou morre a não ser por decreto soberano de Deus. "Vede, agora, que Eu sou, Eu somente, e mais nenhum Deus além de mim; eu mato, e eu faço viver; eu firo e eu saro; e não há quem possa livrar alguém da minha mão" (Dt 32.39). Não há deus, não há demônio, nem Satanás, que possa arrastar para a morte qualquer pessoa que Deus queira que viva (ver ISm 2.6).

Tiago, irmão de Jesus, diz o seguinte, de um modo chocante, em sua carta, em 4.13-16:

Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devieis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como faremos isto ou aquilo. Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a essa é maligna.

Se o Senhor quiser, viveremos. Se ele não quiser, morreremos. Deus, e não Satanás, fará a chamada final. Nossa vida está, em última análise, nas mãos dele, não nas de Satanás. Deus é soberano sobre o poder de Satanás de tirar a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário