sábado, 31 de julho de 2010

Ortodoxia Sim, Ortopraxia também.

              O termo “ortodoxia”, normalmente é empregado pelos protestantes para se referir ao sumário das doutrinas defendidas pelos Reformadores e em geral aceitas pelas Igrejas Reformadas. Ser cristão ortodoxo nos livra dos erros extremos tão visíveis no mundo contemporâneo. Todavia, não se deve esquecer que esta ortodoxia não pode ser divorciada de uma vívida ortopraxia (prática da verdade). Como seguidor de Cristo, o cristão não pode fechar os olhos para a prática que o evangelho pressupõe.

              A verdade crida e seguida deve também ser vivida e praticada. Ortodoxia bíblia e relevância sadia devem andar de mãos dadas. Estas duas verdades jamais podem ser polarizadas. O cristão não pode em razão de preservar a sua fé se esquecer de sua responsabilidade de vivê-la no mundo. O Dr. Herber Campos, diz que um dos desafios da igreja neste mundo pós-moderno é o de não se tornar um gueto. A Igreja cristã, diz ele “não deve se isolar, embora deva proteger a verdade. Ela deve aceitar o desafio de contrariar o espírito do tempo presente como uma espécie de ‘contracultura’, saindo para minar os campos alheios. Se não fizer isso, a igreja vai perder a sua verdadeira identidade”

              Segundo Abraham Kuyper, o pensamento reformado não deve ser visto apenas como um conjunto de dogmas teológicos que teve influência no meio eclesiático, mas que tem sido antes de tudo, uma filosofia de vida que tem afetado a sociedade e os indivíduo como um todo. Os cristãos foram postos no mundo para ser a consciência da sociedade, e não para se fecharem em si mesmos. A Igreja deve ser a voz do que clama no deserto, a fim de fazer a diferença no mundo. “O reino de Cristo é também externo”, dizia Zuínglio. Não podemos apenas zelar pela doutrina e pela fidelidade na Palavra de Deus, mas também evidenciá-las por meio de uma fé prática e viva. A ortodoxia deve necessariamente nos conduzir a otorpraxia. Por isso, não vamos divorciar estas duas verdades que devem andar juntas. 
Ortodoxia Sim, Ortopraxia também.

Sem. Jailson Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário