quarta-feira, 26 de maio de 2010

Uma palavra para o jovem cristão de hoje (refletindo em Jeremias 1:4-7)

    Uma palavra para o jovem cristão de hoje (refletindo em Jeremias 1:4-7)

4 
Assim veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
5 
Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.
6 
Então disse eu: Ah, Senhor Deus! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino.
7 
Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás. (Jr 1:4.7)
Aquele homem de nome Jeremias foi escolhido ainda jovem para ser profeta e não teve como se calar e o Senhor falou grandes coisas pela sua boca . E você tem um chamado de Deus para a sua vida! O que está fazendo com este chamado? Você o está aceitando ou vai ficar também se achando como um menino, quando é que vai acordar?
A frase que mais ouvimos hoje, e até mesmo repetimos, é que você “tem que estar ligado”. “Ligado” nas notícias do mundo; ligado na(o) garota(o)
Que você conheceu; ligado nas situações; ligado naquilo que os outros dizem; ligado na matéria da escola; ligado na internet; “antenado” “plugado”.
Ligar é um verbo que significa fazer um laço ou nó; fazer aderir; atar; fixar; prender; telefonar; e, em uma linguagem bem simples, grude grudado em algo ou alguém; colado.  
“Manter” é um verbo que pode expressar um movimento ou ação contínua. Desta forma, “manter-se ligado” é estar com toda a sua mente atenta a tudo e a todas as coisas ao mesmo tempo, sem perder seu tempo ou deixar algo escapar. Nesse frenesí de idéias, imagens, sons, informações, ocupamos tanto a nossa mente que nos falta tempo para nos mantermos à fonte de energia e vida verdadeira: Jesus.
– APS (Pão Diário – rtm)
Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. (V.5)
Você está fazendo a diferença diante desta geração?
Jovens que amam o evangelho e estão dispostos a seguir o Senhor Jesus, mortificando o pecado e fazendo renúncias buscando uma vida em Cristo, são jovens que servem de estímulos para nós. Um jovem que é parceiro amigo e segue firme sua caminhada cristã. Um motivo de alegria para a igreja diante de um mundo caído que se embriaga em todo tipo de pecados abomináveis. Este modelo de jovem! É o modelo que  se enquadra a você? Você tem buscado, orado e vigiado por uma vida em Cristo?  
Cada vez mais o jovem cristão é desafiado diante de um mundo rebelde que rejeita e se afasta cada vez mais de Deus. Quando você anda pelas ruas e pelos shoppings e vê uma legião de jovens andando com roupas sensuais e preocupadas apenas em comprar ou desejar tudo o que tem de atrativo nas vitrines. Conversar sobre o Avatar ou  o novo paredão do big brother; as últimas novidades da novela; sobre como é natural hoje em dia ser gay ou lésbica; ou até mesmo sobre a sua maravilhosa independência que lhe permite cada vez mais cedo fazer sexo com seu parceiro ou parceira. Estas pessoas que pensam que estão aproveitando ao máximo tudo o que tem direito, pensam que isto demonstra que estão vivas, mas não estão vivas, na verdade elas estão mortas!   
Nenhuma outra força, exceto a do evangelho, é suficiente para remover os imensos fardos de culpa de uma consciência despertada; para aquietar o ardor de paixões incontroláveis; para levantar uma alma mundana atolada no lamaçal da sensualidade e da avareza, para uma vida divina e espiritual, uma vida de comunhão com Deus.
Nenhum sistema, exceto o evangelho, é capaz de transmitir motivos, encorajamentos e perspectivas suficientes para resistir e frustrar todas as armadilhas e tentações com as quais o espírito deste mundo, com suas carrancas ou com seus sorrisos, se esforça para intimidar e afastar-nos do caminho do dever. Mas o evangelho, entendido corretamente e recebido com alegria, trará vigor ao desanimado e coragem ao temeroso. Tornará generoso o mesquinho, moldará a lamúria em bondade, amansará a fúria de nosso íntimo. (John Newton)

Você irá unir-se ao filho para demonstrar a suprema satisfação da glória da graça unindo-se a Ele na via do calvário do sofrimento? Porque não há outra maneira de que o mundo possa ver a suprema glória de Cristo hoje exceto que nos rompamos da disneylândia da América e comecemos a viver um estilo de vida de sacrifício missionário o qual mostrará ao mundo que o nosso tesouro está no céu e não na terra, é a única maneira.
O evangelho da prosperidade não irá fazer ninguém louvar a Jesus irá fazer as pessoas louvar a prosperidade. É claro que eu teria um Jesus que me dá um carro. Quem não gostaria de ter um Jesus que me dá saúde, um carro, um bom casamento. Eu teria o seu Jesus se o pagamento é certo! (transcrito de uma pregação do Pr. John Piper)

Então disse eu: Ah, Senhor Deus! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino.(V.6)

Qual o Jesus que você quer? Um Jesus que goste das baladas e dos programas mais radicais e que logicamente não envolva evangelismo; que goste de palavras chulas e todo tipo de jogos e programas de televisão; que você continue fazendo tudo o que você gosta de fazer e vivendo de uma forma como se a vida cristã não fosse uma vida de entrega e sacrifícios; uma vida de gratidão e amor a Cristo.
Formadores de opinião! Somos pessoas que influenciam. Pessoas que são como engrenagens e que se movimentam para o  seu próprio crescimento e o crescimento da igreja, ou não, e isto tem a ver com o seu testemunho. Mas como está o nosso testemunho diante de Deus? O Espírito Santo quer nos usar para um testemunho poderoso de uma vida que saiu das trevas para a luz, mas nós somos o maior obstáculo para ele!
Nós somos inconstantes para darmos frutos, devemos perder toda esperança em nós mesmos e nos jogarmos em Cristo. (Paul Washer)
Jovem não confie em você, confie em Jesus, não tenha confiança na sua força, mas em Deus. O Espírito Santo trabalhará em você.  
A única coisa que você precisa fazer é orar a Deus por isso, se sujeitando totalmente a sua vontade.   
Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás. (V.7)

Você tem que se manter “ligado” “antenado” “plugado”. Deus está te chamando não para fazer a sua vontade neste mundo mas para fazer a vontade dEle, está te chamando para obediência. Está te chamando para um testemunho de vida que te leve para a cruz. Você tem refletido em como está a sua vida cristã? Como está o seu testemunho diante dos jovens que estão sendo tragados para o inferno? Reflita profundamente sobre isso.

(1Tm:1.8) “
Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor,”

Diante de um mundo cada vez mais incrédulo e egoísta e uma geração cada vez mais corrupta e perversa, que se deixa levar pelos prazeres em busca de ídolos, dinheiro e fama, não levando o evangelho a sério.  Que possamos verdadeiramente fazer valer o sacrifício de Jesus por nós, aceitando o seu senhorio em nossas vidas. Como o apóstolo Paulo que diz "Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro."
(Fp 1:21)




Nenhum comentário:

Postar um comentário