quinta-feira, 6 de maio de 2010

Reflexões sobre a televisão – Divertindo-nos até a morte



Divertindo-nos até a morte – é um livro perceptivo mas inquietante escrito por Neil Postman, Professor da Universidade
De Nova Iorque. Ele argumenta que a televisão nos tem mutilado a capacidade de pensar e reduzido a nossa aptidão para a verdadeira comunicação. Postman assegura que, ao invés de nos tornar a mais informada e erudita de todas as gerações da história, a televisão tem inundado nossas mentes com informações irrelevantes, sem significado. Ela tem nos condicionado apenas ao entretenimento, tornando obsoletas
outras formas de interação humana.
Ele contrasta a pregação contemporânea com o ministério de homens como Jonathan Edwards, George Whitefield e outros.
Estes homens contavam com um profundo conteúdo, lógica e conhecimento das escrituras. Em contraste, a pregação dos nossos dias é superficial, com ênfase no estilo e nas emoções.
Na definição moderna, a “boa” pregação tem de ser, antes de tudo, breve e estimulante consiste em entretenimento não em ensino, repreensão, correção ou educação na justiça (2Tm 3.16)
Na verdade, muitos pregadores consideram o ensino de doutrinas como algo indesejável e sem utilidade prática.
...Esse tipo de pregação, é uma completa acomodação a uma sociedade educada pela televisão e segue o que é agradável, porém revela pouca preocupação pela verdade. Não é o tipo de pregação ordenada nas escrituras, temos de pregar a palavra (2Tm1.2); falar “o que convém à sã doutrina” (Ti 2.1);ensinar e recomendar “o ensino segundo a piedade” (Tm 6.3). É impossível fazer essas coisas se nosso alvo é entreter as pessoas. O futuro da pregação expositiva é incerto. O que um pastor sincero tem de fazer para alcançar pessoas que se mostram indispostas e incapazes de ouvir com atenção e raciocínio exposições da verdade divina? Este é o grande desafio para os líderes da igreja contemporânea.  Não devemos nos render a pressão para sermos superficiais. Temos de encontrar maneiras de fazer conhecida a palavra de Deus a uma geração que não apenas recusa-se a ouvir, mas também não sabe mais COMO OUVIR.

Autor: Pr. Josemar Bessa – Baseado em texto de John MacArthur. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário